Bioembryo - Biotecnologia da reprodução animal

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Cliente do Mês

Fazenda Suaçuí

Detentora de uma das raças que mais cresce no Brasil, a Fazenda Suaçuí, de propriedade do empresário Mário Ermínio de Moares, figura-se como uma das maiores Agropecuárias de Guzerá do Brasil. Conheça um pouco sobre a história desta fazenda e a opção do empresário pelos serviços prestados pela Bioembryo desde 2003.

De propriedade do empresário Mário Ermínio de Moraes, a Fazenda Suaçuí possui um plantel de mais de 600 animais guzerá, e tornou-se um dos maiores destaques da raça no Brasil por obter, em poucos anos, um crescimento expressivo no mercado pecuário. A agropecuária, que iniciou sua história com a primeira propriedade adquirida em 1990 na cidade de Água Boa/ MG, hoje já conta com 5 fazendas, que somam mais de 4.500 hectares em todo o país. ?Tudo se derivou de uma aquisição de 30 animais guzerá PO, que compramos da Fazenda Xarqueada em MG, em 1992?, recorda-se o gerente geral da Suaçuí Marcelino Costa e Lima. Hoje, ele calcula que a fazenda possua um rebanho vasto, somando ao todo aproximadamente 3000 cabeças em todas as propriedades.

De acordo com Marcelino, o crescimento da Agropecuária é resultado de diversos investimentos em estudos e genética, o que trouxe qualidade para o plantel, transformando a Suaçuí em uma detentora das principais matrizes da raça no país. Segundo ele, o desenvolvimento expansivo da raça, também foi imprescindível para o sucesso nas negociações da fazenda. ?A Raça Guzerá vive um grande momento. Esta crescendo muito, com entradas de novos criadores. Hoje temos conseguindo conquistar recordes na comercialização de reprodutores a campo e o cruzamento tem alcançado preços expressivos. O gado Elite surpreende pelos preços, qualidade e retorno financeiro?, afirma Marcelino. Em 2007, a raça Guzerá fechou o ano com números recordes no mercado brasileiro, como um aumento de 110% em número de criadores, crescimento de 54% em abates técnicos e uma média de R$32 mil reais por animal comercializado no país ? segundo a Associação Centro-Sul da raça Guzerá.

Com tantos resultados positivos, a Suaçuí fez de uma de suas fazendas, localizada na região de Avaré, uma Central de Doadoras, onde são concentrados todos os trabalhos, principalmente os de inseminação artificial ?O principal objetivo é adquirir animais campeões e de genética comprovada, para desenvolver nosso banco genético. Por isso, trabalhamos em parceria com matrizes consagradas e fizemos da Fazenda Suaçui de Avaré uma Central de Doadoras da Raça Guzerá, onde contamos com varias Matriarcas da raça, para buscar os mais variados acasalamentos?, ele revela.

Contribuindo com os resultados positivos alcançados pelo plantel Suaçui, Marcelino conta que, no dia-a-dia, as atividades são divididas entre todos que atuam com o plantel. ?Todas as decisões de manejo, sanidade, trato, compra, venda e escolha de animais são discutidas entre todos?, ele ressalta, complementando que a fazenda conta com o apoio da administração de um gerente geral, uma gerente financeira e um veterinário, que cuidam especificamente da área sanitária da fazenda. ?Nos preocupamos em realizar um trabalho intensificado de manejo sanitário que obedece todas as normas exigidas. Com um critério rigoroso tanto na entrada do gado, quanto na venda dos nossos produtos. Anualmente, também fazemos exames de Brucelose e Tuberculose em todo o gado, além das vacinas recomendadas?, especifica. Fora esta equipe técnica, a Agropecuária também conta com mais de 32 pessoas no quadro geral de funcionários que auxiliam na produção de leite, no abate e nos trabalhos de reprodução.

A imagem do plantel Suaçui também está bastante forte e positiva no mercado. Recentemente, Mário Ermínio de Moraes foi eleito Melhor Criador e Melhor Expositor da raça durante a Emapa 2008, em Avaré/ SP. A Fazenda também promove atualmente um dos maiores remates da raça guzerá, O Leilão Guzerá Raça Forte e Completa Suaçuí. O evento realizado durante o mês de dezembro encerra com chave de ouro o calendário anual da raça todos os anos. Além deste remate, a Fazenda Suaçuí deverá participar em 2008, como convidado, de outros leilões em praças pecuárias de destaque como, Uberaba, Curvelo, Brasília, Belo Horizonte, Natal, Governador Valadares, Bauru, entre outros. ?Nossos produtos vem alcançando destaques em varias Exposições e leilões, mais o nosso maior foco em 2008 é o trabalho de melhoramento genético e fomento da Raça?, friza o gerente geral da Suaçuí.

E como o assunto é melhoramento genético, a Bioembryo não poderia ser esquecida pelo plantel Suaçui, que já é atendido pela empresa desde 2003. Marcelino destaca que, sem duvida, o maior diferencial da Bioembryo em relação aos seus concorrentes é a competência de seus funcionários. ?Outro fator muito importante é a interação com nossos interesses. A Bioembryo trabalha conosco de forma como se desenvolvêssemos uma parceria para alcançar objetivos comuns?, ele ressalta.

Marcelino complementa que o a competência, a cumplicidade e o profissionalismo dos profissionais da Bioembryo que o atendem também são fundamentais para o sucesso da parceria, tanto que o plantel Suaçuí está motivado a aumentar o número de aspirações com a Bioembryo ?Nossa meta é transferir 200 embriões mensais, aqui nas fazendas de São Paulo e nas de Minas Gerais?, ele finaliza.

* Por Matriz da Comunicação.




Rua Henrique Savi, 6-10 - CEP 17012-205 - Vila Universitária, Bauru - SP
Fone: (14) 3226-5188 / 3214-4272 / (14) 9.9123-5440 - bioembryo@bioembryo.com.br - 2014 ® Bioembryo
Desenvolvido por ZR Midia Soluções Interativas